Planejamento de obra: o que é e por que é tão importante fazer?

Home  /  Blog  /  Planejamento de obra: o que é e por que é tão importante fazer?

8 de junho de 2018, Publicado por , em Blog,

Neste post vamos tentar responder estas questões discutindo 6 conceitos que julgamos fundamentais para você planejar a construção da uma casa. São eles: etapas da construção, orçamento, contratação serviços, cronograma físico-financeiro, compra dos materiais e acompanhamento. Confira!
O que é o planejamento de obra?
Planejar é prever as ações e recursos necessários para realizar uma atividade em um determinado período de tempo. Fazemos isso o tempo todo sem perceber. Por exemplo, assim que notamos que o nível do combustível está na reserva, começamos a planejar uma parada para abastecimento. Assim, podemos definir o planejamento de obra como a planificação e organização das ações e recursos necessários para construir uma casa.
Sabemos que não é uma tarefa fácil fazer um bom planejamento de obra. Também sabemos que dificilmente você irá conseguir acertar tudo, e que certamente surgirão imprevistos. Mas iniciar uma construção sem saber quanto tempo e dinheiro irá custar é muito arriscado, pois a chance de você não conseguir terminar a construção são enormes. E para saber o tempo e custo estimado de uma obra é necessário fazer um bom planejamento de obra.
Um planejamento bem feito também irá ajudar a economizar dinheiro na compra dos materiais e contratação dos serviços. Além de minimizar o desperdício de materiais e retrabalhos.

 

 

 

Tags ,,,,,,,,, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *