Conheça os tipos de terreno e saiba qual é o ideal para você, plano, aclive ou declive?

Home  /  Blog  /  Conheça os tipos de terreno e saiba qual é o ideal para você, plano, aclive ou declive?

26 de julho de 2020, Publicado por , em Blog,

A escolha do terreno é uma das etapas mais importantes na hora de construir, porque a construção de uma casa ou prédio tem um grande investimento, por isso o terreno não pode ser qualquer um.Analisar os pontos negativos e positivos e decidir qual será a melhor escolha é uma tarefa difícil, por isso fizemos esse post com algumas vantagens e desvantagens de cada um.Um terreno plano é mais desejado pelos compradores, pois não há necessidade de terraplanagem ou muro de arrimo.  A obra pode ficar mais barata, pela economia com as etapas de preparação do solo.Ambos têm grandes possibilidades, no caso do terreno plano, você pode construir uma linda casa térrea   O problema de uma casa no mesmo nível da rua, é o escoamento das águas pluviais, mas para facilitar esses casos é feito um aterramento para elevar um pouco o nível dele.

Um passo importante na hora de pensar no projeto de construção de uma casa é a escolha do terreno. Mas, antes de tomar a decisão da compra, é preciso entender bem as diferenças entre cada tipo de terreno e as vantagens de cada um. Terrenos em aclive ou declive, por exemplo, são opções interessantes para quem está planejando construir. Normalmente quando estão em lugares altos, os lotes oferecem uma vista privilegiada.

Para quem não entende de terreno, é natural pensar nas questões de segurança na hora de construir em locais não planos. Mas os processos construtivos mostram que não há problema algum. As técnicas modernas de engenharia e arquitetura garantem que as construções fiquem sólidas, bonitas e seguras em terrenos em aclives ou declives. O importante é, antes da escolha do local da construção, contar com orientação de um profissional.

Projeto para terreno aclive

Projeto para terreno aclive.

 

Construção em Terrenos com aclive moderno e com uma bela vista.

Construção em Terreno com aclive,  casa moderna  com uma bela vista.

É importante destacar que uma escolha diferente do projeto que você tem em mente, não é uma má escolha. Com ajuda de um bom profissional, é possível construir em todos os tipos de terreno. Se você não conhece a diferença entre os dois tipos de terrenos, confira as principais características de cada um:

Terreno aclive
Terrenos em aclive são áreas com um plano íngreme e inclinado para cima, em que a partir do início de sua frente, o solo sobe em direção ao fundo, ou seja, olhando a área de frente, se vê um morro.  As vantagens desse tipo de terreno são: possibilidade de criação dos mais diversos tipos de casas e fachadas de destaque; a inclinação pode servir como ajuda para a irrigação e para o cultivo de belos jardins.

Construção em Terrenos com aclive moderno e com uma bela vista.

Construção em Terrenos com aclive. aproveitando a inclinação do terreno  com um belo projeto sobre o platô ligando sobre a garagem.

terreno em declive possibilita que a casa ficasse mais alta, oferecendo uma vista privilegiada, na qual chama a atenção dos compradores. Construção um pouco mais alta do que o nível da rua, evita problemas com escoamento de água e muito menos com a invasão dela.

Se o desnível for do fundo para frente já é considerado uma vantagem, caso contrário (terreno com aclive), é necessário fazer o aterramento do terreno, um muro de arrimo ou de sustentação. Dependendo da situação o valor aumentará para deixar o terreno na condição ideal para construção.

Será necessário um bom projeto para avaliar a condição do terreno, e usar as possibilidades ao seu favor, como construir sobrado, garagem embaixo e casa em cima, e explorar o terreno ao máximo.

 

Construção em Terreno com declive, aproveitando a irregularidade do terreno  com um belo projeto e valorizando a topografia.

Em terreno íngreme, casa reserva melhores vistas para os fundos do imóvel

Um terreno é considerado declivoso quando a inclinação dele se apresenta abaixo do nível da rua, o solo desce em direção ao fundo.

Qual tipo de solo deve ser evitado na hora de comprar um terreno?  Terrenos com muitas pedras e solo duro; umidade excessiva; em aterros sanitários; solo encharcado, perto de lençóis freáticos.

Outro aspecto importante é a orientação solar. Observar onde o sol nasce e se põe em relação ao seu terreno é muito importante para saber qual será a posição da sua casa no terreno.

SAIBA COMO ESCOLHER O TERRENO PARA CONSTRUIR SUA CASA

Nas partes um e dois desta série de artigos sobre a escolha do terreno para construir sua casa, entendemos a necessidade de avaliarmos algumas questões antes da decisão de adquirir o terreno e avaliamos os itens de localização, orientação, forma do lote, infra estrutura e zoneamento.
Dando continuidade à análise, nesta terceira e última parte da série, avaliaremos as questões de topografia e arborização, tipo de solo e sondagem e assessoria técnica e projeto.

Topografia e Arborização

Para qualquer tipo de terreno, é fortemente recomendável contratar um levantamento topográfico para garantir que as dimensões e medidas do terreno estejam conforme a escritura e garantir a correta implantação da edificação no lote.
Entretanto, em terrenos em aclive ou declive muito acentuado, o levantamento se torna indispensável. Com o levantamento, você terá certeza do relevo e da posição exata dos elementos naturais e construídos.
Verifique, também, a existência de elementos naturais no terreno, aproveitando, sempre que possível, esses recursos. Córregos, lâminas d’água, árvores, tal como pedras de grande porte devem ser mantidas, pois poderão gerar soluções interessantes no projeto de sua casa e/ou jardim.

Terrenos Planos

São em geral mais caros, porém mesmo com uma área menor possuem melhor aproveitamento e construção bem menos dispendiosa, pois você poderá economizar na terraplenagem e nas fundações.
Alguns terrenos planos, que ficam abaixo do nível da rua ou próximos a rios ou várzeas, podem apresentar problemas com inundações. Neste caso, cuidados especiais com a drenagem e até mesmo aterros podem onerar o custo da construção.

Terrenos em aclive e declive

Nos terrenos em aclive a construção fica acima do nível da rua. Nos terrenos em declive a construção fica abaixo do nível da rua.

SAIBA COMO ESCOLHER O TERRENO PARA CONSTRUIR SUA CASA

Esquema gráfico mostrando terrenos em aclive e declive usando como exemplo a corte da Casa de pode ser utilizados os pilotis respeitando a topografia do terreno, liberando o solo para a drenagem e ventilação.

Esses terrenos são em geral de menor custo, entretanto, podem significar uma construção bem mais dispendiosa. Gastos com levantamento topográficosondagemterraplenagemmuros de arrimo e pavimentos sobre pilotis serão prováveis de ocorrer. Porém, em certos casos, o investimento nestes lotes pode ser compensado pela vista panorâmica, pela maior privacidade em relação aos vizinhos e por projetos mais criativos e dinâmicos.
Pessoas de mais idade ou com mobilidade reduzida devem evitar terrenos em aclive ou declive, que em geral, implicam na obrigatória utilização de escadas.

Casa em terreno declive bem íngreme

Casa construída em terreno declive bem íngreme

Tipos de Solo e Sondagem

Você deve em um primeiro momento fazer observações no local para ter uma ideia básica do tipo de solo do seu terreno. O tipo de solo afeta diretamente o tipo de fundação que será utilizado na construção e isso irá alterar o valor da obra. A utilização inadequada de uma fundação implica, no mínimo, em paredes rachadas.
Verifique se na proximidade do terreno existe alguma erosão no solo, algum desmoronamento, ou mesmo alguma rocha em iminência de deslizamento. Você deve se preocupar com a possibilidade de ser um terreno instável, seja por aterro ou pela presença de lençol freático.
Estas avaliações não são suficientes. Para que você esteja seguro, contrate uma sondagem, que lhe dará uma noção sobre o tipo de solo do seu terreno e a fundação mais indicada.

Casas em declive acentuado, aproveitando a topografia do terreno.

Além disso, quando falamos de casa em declive no campo ou na montanha, cria-se um visual incrível com o imóvel incorporando-se ao ambiente.

Sem dúvida, casa em declive é um projeto cheio de autenticidade que pode ser um divisor de águas na carreira de um profissional.

Mas é claro que um projeto de casa em declive também traz muitos desafios para o arquiteto e engenheiro responsáveis.

A casa em declive demanda muita movimentação da terra e fundações profundas com muro de contenção.

Os projetos estruturais e arquitetônico devem estar perfeitamente alinhados para garantir uma obra segura e com execução perfeita.

Casa em declive: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Mais privacidade (de acordo com o conceito do projeto)
  • Terreno mais barato
  • Estética diferenciada
  • Vista privilegiada

Desvantagens

  • Gastos elevados com terraplanagem (caso o cliente não queira tanta inclinação)
  • Maior número de problemas com transporte e execução da obra

Como criar um projeto de casa em declive? 6 dicas-chave para acertar!

1- Faça o levantamento topográfico

O primeiro passo para criar uma casa em declive é solicitar um levantamento topográfico.Trata-se da coleta de dados espaciais e do cadastramento de elementos que estão no solo, como árvores. Ou seja, ele mapeia todo o terreno e indica as variações do relevo e outras informações essenciais para a criação da planta baixada casa em declive.

Criar uma casa em declive é um sonho para muitos arquitetos, não é mesmo?

E aí, qual casa te deixou mais impressionado? Aclive íngreme ou declive? Compartilhe com a gente nos comentários! colaboração e equipe: Fabrilar

Tags ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *