Como Integrar Eletrodomésticos na Cozinha, design e praticidade+ 10 Ideias Inspiradoras

Home  /  Blog  /  Como Integrar Eletrodomésticos na Cozinha, design e praticidade+ 10 Ideias Inspiradoras

A cozinha se tornou a nova área de estar das residências, na qual o convívio familiar e social é a tônica em almoços, jantares e reuniões. Por isso, sua importância tem sido cada vez maior em projetos de design e arquitetura de interiores, com grande atenção a elementos como eletrodomésticos na busca de beleza estética, funcionalidade e estilo. Uma das tendências em 2020 são as cozinhas monocromáticas, nas quais cores vibrantes podem surgir em detalhes para um conjunto harmônico e estimulante. Confira as dicas e ideias deste livro de ideias!

Eletrodomésticos

 homify / Carolina Kist Arquitetura & Design

homify / Carolina Kist Arquitetura & Design

Os eletrodomésticos essenciais em uma cozinha são a geladeira e o fogão, mas coifas e depuradores são altamente recomendados para evitar a impregnação de fumaça e gordura nas superfícies do ambiente. Além desses equipamentos, há os eletrodomésticos portáteis como liquidificadores, batedeiras, cafeteiras elétricas e outros.

Geladeiras, freezers e fogões

homify / Studio Leonardo Muller Geladeiras, freezers e fogões

No caso das geladeiras, existem vários modelos grandes e pequenos, como a duplex, a com dispensador de água ou gelo e outras com diferentes sistemas de degelo. O tamanho do refrigerador deve levar em conta as necessidades dos moradores, que podem optar até por freezers verticais ou horizontais para congelar maior quantidade de alimentos.

Os fogões tradicionais em peça avulsa têm dado cada vez mais lugar aos fogões embutidos, que são práticos e ideais para quem não usa muito o forno. Já o cooktop tem se tornado a escolha mais frequente para quem busca modernizar a cozinha e, principalmente, economizar espaço, já que pode ser instalado em armário ou bancada.

Coifas

homify / Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Coifas

Investir na compra de uma coifa ou depurador nunca será dinheiro perdido. Mas o depurador deve ter alta capacidade de sucção de ar, para que o volume consiga absorvê-lo para devolver limpo ao ambiente. Já a coifa opera por vazão livre, que é a capacidade de aspirar e expelir a fumaça da exaustão.

São equipamentos indicados para cozinhas em ambientes fechados e, principalmente, as americanas, pois evitam que ambientes integrados à cozinha, como salas de estar e jantar, fiquem impregnados com odores indesejáveis.

No caso de usuários que costumam fazer muitas frituras, é preciso abrir da integração de ambientes, porque não há coifa que impeça que a gordura e a fumaça cheguem às salas. Nesse caso, o ideal é instalar um passa-prato que possa ser fechado na hora de fritar.

Micro-ondas, fornos elétricos & Cia

homify / Pauline Kubiak Arquitetura Micro-ondas, fornos elétricos & Cia

Os fornos de micro-ondas atualmente são utilizados largamente nas cozinhas pela conveniência para o ritmo da vida moderna, que muitas vezes impõe o consumo de produtos congelados prontos ou preparados com antecedência.

Os fornos elétricos também ganharam espaço, especialmente nas cozinhas com cooktop e não com fogão tradicional com forno. Uma composição eficiente na otimização do espaço são as torres de fornos embutidos, como forno elétrico e forno de micro-ondas.

Algumas cozinhas contam ainda com máquina de lavar louça e, em residências sem área de serviço, máquina de lavar ou lava e seca com abertura frontal que liberam as bancadas de trabalho.

Linhas de eletrodomésticos

homify / TRÍADE ARQUITETURA Linhas de eletrodomésticos

As linhas de eletrodomésticos se definem tanto pela complexidade de suas funções, quanto por um elemento que não é o mesmo para todos: a cor. No caso desses equipamentos, que têm tanto função prática quanto estética, as tendências de cor se referem às linhas branca, inox e preta.

Linha branca

homify / MF Interiores Linha branca

Em termos de design de cozinhas, a cozinha clean, com branco como base, é ideal para espaços lineares, já que ajuda a ampliar o ambiente, e em cozinhas compactas ou moduladas.

A linha branca permite uma decoração leve e suave, traz amplitude ao ambiente e é ideal para cozinhas mais compactas. Também é mais barata e versátil, mais fácil de limpar externamente e mais difícil de manchar do que o inox.

homify / MF Interiores

Por outro lado, pode amarelar e até descascar com o tempo e, em ambiente úmido ou amassar, pode ser danifica pela ferrugem. No caso do fogão, a cor branca é mais tradicional e tem seu charme e beleza, mas precisa de limpeza redobrada e vigorosa, feita em períodos mais curtos, para impedir que a peça fique encardida.

Linha inox

homify / Locus Arquitetura Linha inox

Nas cozinhas em que se quer charme e modernidade, pode-se investir em eletrodomésticos em inox, material que combina bem com a cor preta em armários ou na combinação desta com peças brancas. Eletrodomésticos portáteis como cafeteiras, torradeiras e sanduicheiras em inox ou na cor preta, por exemplo, fazem uma composição elegante com aparelhos de jantar em branco.

Moderna e sofisticada, a linha inox é especialmente procurada quando o assunto é geladeira ou fogão por seu toque de elegância e estilo na decoração, mas os preços são quase impeditivos se comparados à linha branca.

homify / Karin Brenner Arquitetura e Engenharia

Mas essas peças ão ideais para quem quer uma cozinha que impressione, que podem ser combinadas com móveis planejados, em especial em tons de madeira, cinza, branco e preto. Vão bem ainda com elementos coloridos em uma decoração futurista ou retrô, desde que a cozinha seja espaçosa, já que esse material pode conferir um ar pesado ao ambiente.

Porém, peças em inox demandam cuidados extras na limpeza externa com água e detergente neutro para tirar marcas de dedos, que ficam muito aparentes nesse material, e com pano seco para tirar o pó que também fica em evidência.

Linha preta

homify / ArqClub – Studio de Arquitetura Linha preta

A cozinha colorida é a opção para um ambiente vibrante ou sofisticado. Detalhes em cor nas paredes, acessórios e enfeites devem ser equilibrados com eletrodomésticos em uma mesma cor como o preto, que é sempre moderno e elegante.

A linha preta tem se tornado uma tendência nos últimos para fugir da falta de ousadia do branco e da frieza metálica do inox, em especial quando se trata do fogão preto. Como cor neutra, o preto é perfeito na combinação com outros elementos da cozinha, tanto os com tons neutros quanto com os coloridos, por causa do contraste que a cor permite com mobiliário e outros eletrodomésticos coloridos, principalmente os portáteis.

homify / Pauline Kubiak Arquitetura

Além disso, os eletrodomésticos pretos parecem menores do que realmente são, aumentando a sensação de amplitude do espaço. Outra vantagem é que as peças pretas parecem sempre novas, o que permite a limpeza mais espaçada. Porém, a desvantagem é que os riscos aparecem mais em superfícies escuras.

Disposição dos eletrodomésticos

ELOYZE DARLLA |ARQUITETURA Disposição dos eletrodomésticos

Finalmente, chegamos à distribuição e disposição dos eletrodomésticos na cozinha. Para planejar e otimizar o espaço, é indispensável a análise desse espaço e suas características. Um aspecto muito importante é a circulação existente, que deve ser suficiente e funcional.

Para verificar isso, é preciso considerar que a pia é o elemento principal da cozinha e que é a partir dela que se deve acessar o fogão e a geladeira. Normalmente, o mais indicado é que a circulação forme um triângulo.

Nádia Catarino – Arquitetura e Design de Interiores

A partir daí, é necessário estabelecer a setorização da cozinha para que as atividades possam ser organizadas em locais próprios para o preparo de alimentos, limpeza, cocção, estoque e refeições.

A distribuição dos móveis e equipamentos da cozinha deve seguir algumas medidas. Fogões, fornos e geladeiras devem ficar próximos uns dos outros, mas não lado a lado. Um exemplo é a geladeira, que não pode ficar ao lado do fogão, pois o calor prejudica o funcionamento da primeira.

homify / Flávia Kloss Arquitetura de Interiores

A geladeira também tem que ter um vão em torno dela, tanto nas laterais como na parte superior, por causa da ventilação. A ventilação também o fator que exige que eletrodomésticos de embutir tenham nichos específicos.

Por sua vez, os fornos de micro-ondas e portáteis delicados precisam igualmente ficar longe do fogão por causa do risco de ganharem uma cobertura de gordura difícil de limpar. Outro detalhe importante: o alinhamento dos equipamentos e módulos deve considerar a distribuição de portas e gavetas, de modo a permitir linearidade e harmonia. Já a pia deve ser instalada perto da janela por causa da luminosidade e da ventilação.

 

Tags ,,,,,,,,,,,,,,,,,, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *